quinta-feira, 15 de julho de 2010

Nomes do Egito

   O Egito, apesar de ser berço da mais importante civilização do mundo antigo, foi invadido por diversos povos ao longo de sua história. Atraídos pelos mistérios dos Faraós, pelas belas paisagens e pelas margens férteis do Nilo, Assírios, Persas, Gregos, Romanos e Árabes, todos tentaram conquistar o Egito, e lhe atribuiram diversos nomes, que ainda existem atualmente.

   O nome que todos conhecem, Egito ( e em outras línguas também, Egypt, Egipto, Ägypten, Egitto ...),
todos derivam do latim Aegyptus, que por sua vez deriva do grego Αἴγυπτος.
  A palavra grega é uma corruptela do nome que os gregos acreditavam ser do Egito, mas na verdade se tratava do nome da cidade de Mênfis. Hwt-ka-Ptah , ou  "A casa do ka de Ptah" , foi o nome que originou todos esses.

   Já o nome em árabe, Maṣr, مَصْر , deriva do antigo semítico מִצְרַיִם, Mitzráyim, que significa "Os Dois Estreitos", referindo-se as Duas Terras, o Baixo e o Alto Egito.

   E os antigos egípcios, por sua vez, davam muitos nomes a sua terra abençoada. O que mais utilizavam, no entanto, era o de Kemet, que significa "Terra Preta", por causa do lodo escuro que o Nilo depositava em suas margens e permitia a agricultura, mantendo o Egito vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário