terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Por que?

Por quê o Egito? A maioria das pessoas que descobrem da minha viajem me perguntam isso. Umas ficam interessadas, e acham ótimo. Outras acham que eu sou um lunático que vou morar em um país subdesenvolvido com vários terroristas, minas terrestes e mulheres de burca. E algumas ainda dizem que seria melhor eu ir para o Canadá, Estados Unidos, ou Austrália.

Não, obrigado. Não estou indo viajar para morar em uma cidade super segura, limpa, de primeiro mundo, cheia de prédios e super moderna, perto de várias outras cidades super seguras, limpas, de primeiro mundo, cheias de prédios e super modernas.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, atentados terroristas no Egito são raríssimos, não é obrigatório o uso do véu e muito menos o da burca ( a maioria das pessoas também não sabem o que é uma burca ), assaltos e estupros são praticamente inexistentes, brigas de rua são raras, enfim, a violência como um todo é pequena.

Eu quero morar num país onde eu acorde com o som do Mullah chamando os fiéis para a reza, onde eu possa ver terremotos, tempestades de areia e mulheres de véu, burca e chador (apesar de não ser obrigatório, a maioria das mulheres usa o véu, e algumas o chador e a burca por opção), e fazer coisas surreais, como almoçar num bazar de 1000 anos, pegar um metrô e passar a tarde nas pirâmides de Gizah.

Não quero continuar nessa mesmice, eu realmente acho que países como o Canadá devem ser ótimos lugares para se morar, mas eu não quero morar em meio à total limpeza, luxo e modernidade. Quero morar num lugar milenar. O Cairo tem o maior e mais moderno shopping do oriente médio e da Europa, mas também tem estátuas de 3000 anos, gigantescas, pelas ruas.

O Egito é isso. Selvagem, múltiplo, milenar e misterioso. E é lá que eu vou ficar, até ver o rosto sorridente da deusa do Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário